domingo, 26 de junho de 2011

O Cinema e a Literatura



Hoje, como podemos perceber, o cinema está fazendo com que a Literatura seja redescoberta. Muitos profissionais (professores, pensadores e outros) costumam apedrejar a arte visual por causa das suas representações, como ditas, incompletas, incompreensíveis e pobres... Porém, deve-se ter em vista que as telonas (como mais conhecidas) traduzem o desejo dos leitores de enxergar a realidade da sua fantasia.

Há três passos a serem dados antes de adentrar o mundo cinematográfico-literário; o primeiro é não se esquecer de ir beber da fonte original, ou seja, nunca deixar o livro de lado e optar, somente, pelo cinema. O segundo passo é compreender que o filme é a representação da obra pelo ponto de vista de um diretor (e a sua equipe). Então, não poderemos, nunca, dizer que o filme é ruim porque não tem nada a ver com o livro... Essa crítica deve ser esquecida. Obviamente, o livro trará muito mais emoção que o cinema, pois, no primeiro, o criador da imagem é você (enquanto leitor). E o terceiro, e último, passo é acreditar que aquele mundo só existe porque alguém o escreveu antes.

O cinema tem o poder de recriar, de recontar; não podemos deixar de lado a figura do livro para se encantar, simplesmente, com a visão nos dada por alguém. Deixemos de lado a preguiça de ler, contemos e recontemos a mesma obra várias vezes, para que, assim, possamos declarar o mundo que vem a nossa mente quando lemos. Os diretores de cinema tem o poder de construir o mundo, mas esse só terá valia se o leitor souber o significado real.

Imagine um lago, um personagem, uma casa, uma fazenda, um cortiço... Agora, grave em sua mente, leia mais vezes as suas características, enfatize a construção física disso em algum lugar do seu cérebro. Depois, vá ao cinema e compare os seus com os deles... Nunca desista de sonhar os seus personagens... “Ah, Basílio não era como eu imaginava...” – “Puxa, Sansão era um cavalo muito mais lindo em meus pensamentos...” – Tudo o que você cria, ao ler, é, exatamente, o que a verdade te consolida. O cinema trará imagens, algumas vezes, diferentes das que você imagina, mas você não estará errado, ou, sequer, o diretor. A verdade é que ambos tiveram um protótipo de criação desigual.

Leia, sonhe, crie... Mais tarde, dentro da sua mente, você será o diretor/criador dos seus próprios mundos. A Literatura serve para fazer com que a fantasia e a juventude nunca morram dentro dos seus sonhos.

4 comentários:

  1. Muito boom , nos faz repensar esse ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. O livro é quase sempre superior ao filme. Mas ter a opção do filme é muito bom também.
    Abç
    @taniabraga

    ResponderExcluir
  3. COncordo, plenamente, Tânia... O filme é maravilhoso, faz-nos ter uam visão mais viva do que se passa na obra escrita... Porém, não podemos apagar a Literatura em prol do Cinema.. Concorda?

    ResponderExcluir
  4. Que de fuder velho !
    Você cada vez mais você mesmo, o cara que eu vi dar aulas , discursos, e filosofar . Sempre presente ! Saravá !

    ResponderExcluir