quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Receita Potter


Não sei se já perceberam, mas quase todos os livros estão levando as mesmas características. Não posso deixar afirmarem que se trata de uma nova ideologia literária. Estamos mais para uma nova onda de leitura reconstruída. Não é possível que eu vá ler mais algum livro com as mesmas táticas e as mesmas estruturas.

Primeiro, comecei a ler “Harry Potter” (e toda a saga)... Confesso, sou encantado com a obra e com a magia que a obra pode nos oferecer.

Porém, algo está me chateando mais do que ver os livros de auto-ajuda tomando conta do mercado literário... Esse algo é a faminta vontade de permanecer na mesmice. Não há inovação. Estou no quarto livro com a mesma sintaxe potteriana. O que chamo de Receita Potter é a fórmula ideal para vender muitos e muitos livros. Tornar-se um best seller, hoje, é tão fácil quanto fazer uma macarronada. Basta que o “autor” siga as instruções deixadas pela autora britânica J.K.Rowlling.

Não estou, de hipótese alguma, transmitindo a mensagem de que a cópia é algo ruim; posso citar diversos autores que conseguiram chegar ao clássico copiando outros. O que não dá é fazer disso uma arma para se tornar milionário. Chega de tratar a Literatura como comércio... Tratemo-la com o respeito devido. Posso denominar os bois sim... Temos diversas obras com características marcantes da saga “Harry Potter”; Primeiramente, podemos começar com o famoso Percy Jackson e a sua desestrutura familiar, ou, quem sabe, o seu brilhantismo em uma escola de treinamento. Ou a presença de uma garota que, quase tudo sabe, para domar os instintos do nosso querido herói.

Porque não encontrar marcas do nosso querido bruxo em uma personagem formosa que conquistou corações de lobos e vampiros... Isso mesmo, Isabella Swan só não tem um raio na testa, mas tem problemas sérios com a ligação e a perseguição dos vilões principais. Também, tem uma arrogância escondida tal qual o nosso divertidíssimo Potter. Por que não falar do “autogigantismo”? – Quem não enxerga a sua ganância em ser o centro das atenções..? E essa, para quem leu a saga do bruxo, pode ser vista em muitas brigas entre Ronald Weasley e o próprio.

Há sempre problemas familiares, uma marca (raio, dislexia, não-leitura-do-pensamento) que faz o herói (heroína) especial. Realmente, acham que essa é uma coisa que surge na idéia da criação de uma inovação? Acho que não. – Não estou julgando nenhum autor... Cada um escreve o que lhe vem à mente. Faço, apenas, o papel de advogado do diabo, mostrando muitas realidades que estão escondidas. Volto a mencionar que não é errado copiar... Não é errado ter influências... Mas não podemos fazer, das nossas influências, um alvo para vender repetições.

Depois da saga “Harry Potter”, podemos perceber a existência de muita fragilidade, muita inocência, muita jovialidade na Literatura. Isso é bom, isso é ruim? Ninguém poderá responder, ao menos, agora. Porém, podemos ter uma idéia do que vem à frente. Preparem-se para muito mais heróis e heroínas com marcas potterianas. A receita está à venda; em qualquer livraria pode-se encontrar. Mas lembrem-se... Nem sempre, as receitas trabalham sozinhas... As mãos do cozinheiro autor devem estar preparadas para encarar a grande dimensão de um peso na Literatura, como a saga do bruxo com um raio na testa, deve desbancar.

4 comentários:

  1. Bicho, adoro seus textos, me sinto contemplada por seus escritos, por isso nem sempre comento, aiehaihe mas sempre leio!
    Ô, eu adoro HP (graças a você) e adoro PJ. Mas pqp, quando compararam HP x PJ, eu quase me joguei da janela. Tudo bem, tudo bem, é a mesma receita, mas putz! HP é incomparável. Isso não deixa PJ ruim, é mto bom também. Mas tem que ver isso aí, não pode sair comparando HP com "qualquer" coisa, né (entre aspas porque PJ não é exatamente qualquer coisa hehehe).
    Enfim! É, acho que quando eu tiver precisando de dinheiro vou escrever uma saga dessas aí, aehaeihae
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Compartilho de várias opiniões ligadas as suas....e felizmente, sou feliz por essas receitas darem tão certo com Percy Jacksn ou Crepúsculo e acho super engraçado o fato de que agora existem milhões de livros que estão seguindo a linha Crepúsculo (digo isso devido a temática abordada) e não é que alguns tem dado certo? Eu sou suspeita pra falar pois AMO fantasia e nada seria de mim se não tivesse um gnomo de jardim acabando com minhas flores quando sei que posso contar com a sra. Weasley para me ensinar a dica perfeita para manter um lar agradável. ;)

    ResponderExcluir
  3. gostei muito,ja é hora de renovar um pouco

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Concordo, plenamente, com o Anônimo... Devemos inovar... Criar algo que chame a atenção da fantasia novamente... Estamos perdidos em um elo imaginário que circula pelas obras do magnífico Potter... Vamos nos desligar e chamar a atenção, novamente, para a fantasia de qualidade.

    ResponderExcluir