segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tudo começa pelo pouco





Olá queridos navegantes dessa nave louca chamada vida,

eu sou da época em que as escolas faziam com que, antes de entrarmos nas salas de aula, cantássemos o hino nacional e o hino da Bahia. Foi assim que eu (e muitos colegas) conseguimos aprender a tão polêmica letra da nossa ode ao país. É preciso ver-se o hastear da bandeira para sentir a emoção no peito, para ver crescer o amor pela pátria.

A escola está perdendo o seu foco. Antigamente, era o espaço para a descoberta do pensamento crítico, era o espaço para as pesquisas e o aprendizado. Não estou querendo dizer, com isso, que o problema seria resolvido com o cantar do hino, porém, posso afirmar que já é um passo para o olhar cidadão que todos os estudantes devem ter.


Quando eu estava na escola, aprendi a representação da Bandeira, descobri quem havia escrito a letra do hino nacional e aprendia, em diversas aulas, formas de criticar (no sentido correto da palavra) a política, a educação, a pobreza e muito mais. O grande problema é que a preocupação dos poderosos é outra... É isso que deve mudar.

Muitos, hoje, não sabem nem o que é democracia... Não sabia, sequer, que já vivemos a monarquia e por aí vai piorando... Precisamos, enquanto educadores, melhorar o incentivo para a busca da melhoria. Se não podemos confiar em nossos governantes, devemos criar novos pensadores para o melhor amanhã.

2 comentários:

  1. Cara, eu cantei o hino acho que só até a 3ª série e achava um saco, hahahaha.
    Mas é que as pessoas hoje já crescem achando (sabendo, na verdade) que o Brasil é uma merda, e todo esse blablabla antipatriota eurocêntrico.
    Minha ex profª de Educação disse, em certa aula, que a gurizada lá em Cuba canta com muito amor e orgulho o Hino... Que coisa, né?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. É verdade... Temos que voltar a criar amor pelo nosso país.. A culpa não é dele que estamos onde estamos... E sim dos governantes terríveis que colocamos no poder...

    Temos que dar um basta nisso...

    ResponderExcluir