segunda-feira, 19 de março de 2012

Os Diversos "Brasis"


Sempre ouvi falar na discussão sobre a existência de vários “Brasis” – mas o problema é que só se observava a divergência linguística. Sempre denotaram que as diversas regiões, desse imenso país chamado Brasil, eram, completamente, diferentes em cultura, identidade, fatores linguísticos e outros... O que eu nunca entendi era como a língua tinha o poder de criar diversos Brasis dentro de apenas um.

Na verdade, após observar de perto toda a movimentação comportamental do brasileiro, percebi que essas variantes lingüísticas são, apenas, a máscara utilizada por um país corrupto para esconder a verdadeira problemática dessa separação ideológica. Acredito na existência de diversos Brasis dentro mesmo da própria casa de um cidadão brasileiro. Entendo, desde que comecei a perceber a importância de pensar, que a conquista só chega com uma luta, feita por inúmeras pessoas, em prol de um objetivo em comum. O grande problema está nesse quesito... No Brasil, cada cidadão luta por uma causa diferente.

Não estamos mais juntos, não somos mais irmãos... Desde a entrada do PT, viramos, apenas, companheiros. Não se fala mais sobre a mesma coisa no mesmo grupo. Não se transparece mais a junção de pessoas pelo ideal... Agora, juntam-se as pessoas para vomitar os seus anseios, que são, completamente, diferentes, mas ninguém ouve ninguém. Cada um, com o seu problema pessoal, esquece do conjunto e passa a pensar em propósitos e meios para finalizar a sua única dor. A sociedade brasileira deixou de acreditar no valor geral e passou a pensar que, se cada um resolver os seus próprios problemas, não falaremos mais nisso.

2 comentários:

  1. o povo ao invés de se unir, gosta de separar o país em grupos sociais. Dizem que o Nordeste é dos pobres e miseráveis e que devem ser extintos...mas como podemos ser isso se o país só começou pq o povo daqui foi mudando de lugar e trabalhando em prol da construção das novas cidades? O que eu mais me canso é desse lenga-lenga sobre quem é o melhor por aqui se fazemos parte do mesmo saco de lixo! =/

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Monique.
    O brasileiro desistiu de lutar em prol do avanço... Do progresso. Enquanto o "bolo" de cada um estiver no ponto, exploda-se o resto. Infelizmente, esse pensamento ainda é prioridade na mente humana.

    ResponderExcluir