domingo, 5 de junho de 2011

Vestibular é coisa do passado




Ontem, conversando sobre aulas de Literatura, com uma ex-estudante minha, tive que explicar qual era a real função da educação. A garota me perguntou qual era o livro que eu estava trabalhando, com os meus estudantes de terceiro ano, no momento... Eu lhe disse que estávamos analisando “As Vítimas Algozes” do Joaquim Manuel; o susto que ela levou me deixou ainda mais assustado. “E você acha que vai dar tempo?” – eu, de início, não entendi o motivo da sua pergunta, porém, depois de mais algumas palavras dela, eu comecei a perceber que o seu medo era que os estudantes não estivessem aptos a prestar o vestibular.

Aquilo me deu uma angústia tão grande, que eu fiquei pensando nisso o dia inteiro. Será que é possível que o único interesse do estudante, hoje, seja a aprovação do maldito vestibular? Esse “câncer” da sociedade brasileira está tomando conta da real valorização da educação. Hoje, o estudante não tem interesse em aprender... Quando o educador tenta ministrar o conhecimento, de alguma forma, ouve do seu pupilo a seguinte pergunta: “Professor, isso cai no vestibular?” – Aposto que, qualquer professor de verdade, deva ter vontade de sair correndo e armar uma revolução na porta do congresso.

Na minha época de estudante colegial, sempre quis aprender. Nos tempos de hoje, conheço muitas coisas que aprendi na escola e que sei discutir com quem quer que seja. Os meus mestres me ensinaram a buscar o senso crítico; me fizeram conhecer a minha própria mente, me fizeram ser um ser pensante. Atualmente, os estudantes querem, apenas, decorar... decorar.. decorar.

Será que ninguém vê esse simples aspecto errôneo tomar conta e destruir o que ainda nos resta do aprendizado? Quando é que vamos perceber que vestibular é pros fracos? Quando é que vamos perceber que com esse método a nossa educação só vai ser diluída no poço mágico da destruição e do esquecimento? Vestibular é um exame que “escolhe”, apenas, os que estão, irritantemente, sob a custódia de um arreio. Responder a uma proposição que lhe é imposta é a forma mais medíocre de nomear um aprovado.

Coloquemos esses mesmos estudantes para escrever uma boa dissertação, ou para gerirem um artigo científico de tamanho objetivo (ou objeto) e vejamos se eles são, fatidicamente, capazes de se adequarem às suas próprias opiniões. Marcar um (X) não faz do estudante um universitário. Para que voltemos com o desejo de aprender, precisamos extinguir essa idéia maquiavélica do Vestibular. O estudante (o jovem, o adulto...) deve querer estudar para aprender. Hoje, com tantas universidades, fica fácil estar lá e se tornar um deles; queria ter de volta aquele orgulho de ser aprovado em uma instituição porque somos bons.

Precisamos de mais qualidade... Precisamos de mais vontade. Para isso, é necessário que excluamos essa idéia de um exame sifilítico, que deturpa a imagem da nossa sociedade, e apontemos para um plano maior. Apontemos para uma ordem consumada na própria colocação do aluno. Busquemos os históricos; façamos que eles estudem mais. Pontuemos e qualifiquemos o aprendizado do estudante a ponto de isso reforçar o seu futuro. Se um aluno, hoje, perde um ano, não lhe fará diferença alguma nos tempos do amanhã... Então, para que estudar duro?

9 comentários:

  1. Ah,com certeza meu rei ...
    Quando não passei na 2º Fase daquele besterol da UFBA primeira coisa que pensei é que seria mendigo,que eu seria incapaz de entrar em alguma universidade Ah,mas bla bla bla bla ... os caminhos podem ser diferentes, porém todos te levarão aos mesmos lugares, ao êxito,desde que busque ! É necessário de fome,de muita fome pelo inovador, pelo atrativo e revolucionário, e vestibular algum será um juiz visto para julgar a capacidade do vestibulando ...
    Vestibular está fora de moda,eu conheço tanta gente que na época da escola era o maior vagabundo, mas que hoje está fazendo o curso que gosta em alguma faculdade particular feliz da vida e tocando a vida para frente.Nós temos o bom senso para discernir em que área profissional queremos-nos banhar.É tempo de insistência, de empolgar, de segurar ,agarrar e não desistir dos nossos meninos, eles são a incógnita variável da questão !
    Ótima Postagem e muito delicada, muitos outros variados ponto de vista seriam possível de encaixar-se nessa breve filosofia de assassinato ao Vestibular ...

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  2. Pra mim, prestar o vestibular é como estudar pra uma prova do colégio no dia da véspera, o aluno só pensa em memorizar a maior quantidade de informações possíveis e aplicar na prova, porque ele precisa de uma boa nota. Mas essa submissão dos alunos ao vestibular não é culpa deles, e sim do sistema de ensino mal elaborado que existe no nosso país, que obriga os alunos a decorar os assuntos ministrados pelos professores. Já me submeti ao vestibular e espero não ter mais que passar por ele, pois foi uma fase em que eu estudei muito e hoje não lembro de metade dos assuntos que estudei. Sou a favor do conceito de que os alunos devem ser julgados de acordo com o seu histórico escolar, analisando as suas notas durante todo o colegial, como acontece em alguns países. Infelizmente, ainda somos reféns desse sistema, mas espero um dia que o vestibular seja exterminado.

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  3. Ehhhh lasqueiraaaa!!!

    Que delícia de Post! Me vi nele agora!

    Pxa, velho! A geração coca-cola do Ctrl+C e Ctrl+V tão presente, ainda submissa a esses Mecanismos Retrógrados vai pra onde, pelo amor de Deus?

    Ano passado prestei vestibulares públicos, e passei em um deles. Não passar na UFBA, pelo menos no momento, parece mesmo o fim do mundo, meus caros. Já passou da hora de enxergar que Vestibulares está muito longe de ser "Inteligentômetro". Q piada!

    Outra coisa ridícula, por exemplo, é vestibulando do curso de Letras ter que responder questões de Química, Física e Biologia. Pra que merda?
    Nos cursinhos mesmo, aja macete! Os professores ensinam o assunto já explicando: "Você não precisa saber tudo sobre tudo. Você está aqui para passar no Vestibular e eu lhe direi como. Aprender ou não aprender já são outros 500!"
    Me diga... O estudante louquinho para passar no Vestiba. Nessa "vibe" o ano todinho que Deus deu, vai se preocupar com isso? Só passa uma coisa na sua mente: "Eu tenho que passar! Eu tenho que passar!"

    Fiz, passei e hoje estou lá dentro, mas não me pergunte nada sobre as questões de Física que fechei! kkkkkkk... naum mesmo...

    E lamentavelmente, a cada ano aumenta o número de vítimas dos algozes vestibulares.
    "Que venham os Vestibulares 2011!!!"

    "E assim caminha a comunidade brasileira, com passos de formiga e sem vontade". Da-lhe Lulu.

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  4. É isso aí. Precisamos de mais força pra derrubar essa twerrível forma de separar os "bons" dos "ruins".

    Vamos conseguir se nos unirmos...

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  5. Mais tem uma coisa, sem vestibular como iriamos conseguir um emprego de qualidade ? e para podermos opinar , dizer nossas ideias tem nos vestibulares sim, a redação não é isso ? portanto acho que você invés de estar dando uma de bom cidadão dizendo que mora num pais mediucre faca alguma coisa vc entao , vc nao faz nada fica so falando coisas que façam os outros pensar que vc eh um cidadão consciente ... Se fosse tão mediucre assim, vc passaria em qualquer vestibular meu caro , e não estaria hoje em dia não UniJorge Mano !
    Abraco : Seu(a) Aluno(a)

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  6. Bom, infelizmente, pela forma como você escreve, dá pra perceber o motivo pelo qual adora o vestibular. Ainda é só marcar um X - coisa que, pelo visto, sabe muito bem. Duvido que seja um ESTUDANTE meu, porque se o fosse, teria a coragem de colocar o nome, pois me conheceria a ponto de saber que não lhe prejudicaria em nada. Meus estudantes tem a abertura de dizer tudo o que querem pra mim, sabem que são meus amigos.

    Em segundo lugar, deveria reler o texto, pois acho que não entendeu metade do que foi expresso.

    Então, expressar opinião é a maior hombridade existente, porém, para completar esse ato, deve-se ter a coragem de mostrar a cara.

    Aprenda a ser um cidadão, não cuspa num livro sem antes ter estudado por ele.

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  7. Poucos hoje querem aprender. Decorar acaba sendo mais fácil... Muitas vezes a forma como é cobrado os assuntos em uma avaliação proporciona esse falso aprendizado... O vestibular, para mim, é uma forma errônea de se avaliar um estudante. O vestibular muitas vezes amedronta, é desleal, obriga o vestibulando a gravar o maior número de assuntos. Acho que o acompanhamento de toda a carreira escolar do aluno, entrevistas com o mesmo e uma apresentação de um artigo científico ou a construção de uma redação, dos conhecimentos adquiridos, como você citou, poderiam ser muito mais eficazes para se ter um aprovado capacitado dentro da faculdade e mais tarde um bom profissional.

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  8. Cara, parabéns pelo blog e trabalho! Precisamos de professores que empurrem a galera e a motivem!

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